Salveeeeee galera da Boalimentação, tudo bem com vocês? No blog de hoje trazemos um resumo da última palestra do primeiro dia do BMD, na qual trouxemos o Alexandre Cunha, bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Mackenzie, que é sócio da MWA Contabilidade, atuando como diretor e consultor tributário. Apesar de parecer um tema “chato” falar sobre contabilidade, Alexandre trouxe um tom mais descontraído, apresentando uma nova proposta de trabalho entre o contador e o empresário, que podem trazer diversos benefícios para a gestão de uma operação quando atuam em conjunto.

Um aprendizado que tivemos logo no início, foi sobre a importância de conhecer o trabalho que a contabilidade desempenha, ao invés do tradicional e “obrigatório” relacionamento com o empresário de enviar guias de impostos e pagamentos. Alexandre acredita que hoje as contabilidades devem desempenhar um papel muito mais no auxílio a gestão do negócio, atuando como uma consultoria trabalhista e tributária, ajudando o empresário na tomada de decisões. São sim os detalhes que fazem a diferença, e isso acontece desde a correta escolha do sindicato que a empresa deve se filiar, e o contador deve ajudar nessa escolha.

Neste momento de pandemia, diversas novas legislações foram aprovadas, assim como novos acordos sindicais, fazendo a contabilidade ter um papel importantíssimo na instrução do empresário, e na apresentação das melhores alternativas. Inclusive nesse momento, orientou a todos que estavam acompanhando, a se informar com seus respectivos contadores sobre as novas linhas de crédito que estavam surgindo para o auxílio ao empresário, e que a contabilidade pode ajudar nessa escolha. Outra dica importante foi a de validar as tabelas de produtos junto ao contador, para que as alíquotas cadastradas de impostos sejam revistas, e confirmadas se são as ideais para o seu modelo de negócio.

Um ponto muito legal, e que nos identificamos muito, é a parte de treinamentos e aulas, que a contabilidade MWA tem para seus clientes. Assim como nós da Boali, possuem uma equipe dedicada na criação de conteúdos e informações para seus clientes, para que entendam as melhores maneiras de se relacionar com a contabilidade, assim como informações gerais sobre o mundo da contabilidade.

Fica para nós o aprendizado sobre o relacionamento com o contador, além de perceber a importância de se escolher um profissional qualificado para atuar junto ao empresário. Nosso primeiro dia de Boali Management Day estava chegando ao fim, mas com uma energia incrível, não só pela quantidade de informações úteis ao longo do dia, mas pela qualidade dessas informações. Naquele momento, não ficava a dúvida de que estávamos saindo muito mais fortes do que entramos naquele evento, e é claro que não poderia encerrar de maneira diferente: Todas as câmeras dos participantes abertas, para juntos, cantarmos uma música e vibrarmos pela energia de estarmos todos juntos! Afinal, juntar franqueados, fornecedores e colaboradores em um mesmo dia de evento, foi uma escolha muito acertada, que contribuiu muito para o crescimento de todos! Que orgulho fazer parte disso tudo, mas bora lá, que no próximo blog, vamos contar sobre o segundo dia, e sem querer dar spoiler… só melhorou!

Até semana que vem! Por um mundo mais Boali!

Professor Douglas – Universidade Boali

 

Deixe um comentário