Management Day 1 – Liderança com Maira Habimorad

Fala pessoal, tudo beleza? Hoje vamos iniciar nossa série de blogs contando com um pouco mais de detalhes o que trabalhamos nos dois dias de evento. Posso dizer que tivemos uma grande abertura, com uma amiga e profissional que admiramos muito. Maira Habimorad deu um show de informações preciosas, com um tom divertido e muito profundo, fazendo diversas reflexões sobre os conceitos de Liderança.

Maira trabalhou mais de 18 anos em uma empresa de consultoria de Recrutamento e Seleção chamada CIA de Talentos, que hoje é referência no setor em toda América Latina. Recebeu um convite inusitado de liderar a área acadêmica da IBMEC, por sua visão educacional e profissional, além da sua grande capacidade de se reinventar e ser uma líder inspiradora. O primeiro grande insight foi através da sua própria trajetória, que ao assumir a diretoria acadêmica, teve que aprender com todo seu “novo” time os detalhes da operação de uma área acadêmica. E isso nos traz um grande aprendizado: Um líder não necessariamente possui todo o conhecimento, ele aprende com o todo, e conduz seu time a um objetivo delegando tarefas e aprendendo com a trajetória.

 

 #Qual é a melhor liderança?:

Uma grande pergunta que surge nesse contexto, é: Qual o melhor tipo de liderança? Será que existe uma receita pronta? E infelizmente a resposta é NÃO! O bom líder é aquele que é autêntico, que se instrui, que se desenvolve, e não aquele que tenta ser algo que ele não é. Um ponto importante para o sucesso de um líder é o de que se deve acreditar no potencial e no desenvolvimento dos seus liderados. Para ser um bom líder, tem que gostar de trabalhar com pessoas! Não se ganha o jogo sozinho, é preciso construir uma equipe, e o líder precisa ajuda-los a se desenvolverem. Nesse ponto, o feedback, planejamento e a educação devem ser poderosas ferramentas para desenvolver seus liderados.

Um erro muito comum que pode prejudicar a sua formação como líder, é o da estagnação. Afinal, muito acham que quando chegam a ocupar posições de liderança, significa que já “chegaram ao topo” do conhecimento, e por isso deixam de aprender. E isso é um grande erro, pois a curva de aprendizado deve só aumentar ao chegar à liderança. Como já falamos, um líder não precisa “saber tudo” e nem ter todas as respostas. Ele vai errar, mudar de ideia, sentir-se inseguro e pedir ajuda, e isso faz parte da sua construção! É impossível ser humano e perfeito ao mesmo tempo, e os erros podem ser benéficos quando se tornam aprendizados. Dessa maneira, um líder se torna alguém único, com uma identidade própria.

Um grande mito que pode ser descontruído, é o de que o líder deve ter passado por todas as áreas de uma empresa para chegar nessa posição. O líder, além de boas habilidades na comunicação e no engajamento das pessoas precisa ser bom em alguma coisa, para que ele se torne referência para sua equipe, e assim conquistar o seu respeito. Até porque convenhamos né? Não dá pra ser muito bom em tudo! É preciso escolher seus caminhos e ter profundidade!

 

#Auto Conhecimento:

A trajetória de um bom líder é longa, e além de trabalhar seu autoconhecimento, é importante fortalecer seu networking, ou seja, criar amizades, construir relacionamentos e saber que sozinhos, não chegamos a lugar nenhum! Um líder precisa saber daquilo que ele não conhece, e ser transparente com as pessoas. Olha, daria para escrever um livro com tantas informações que tivemos nessa aula de apenas uma hora! Foi um prazer imenso bater esse papo com a Maira e toda nossa rede de franqueados, colaboradores e fornecedores da Boali.

#Dicas de leitura:

E antes de fechar, a Maira nos deixou algumas dicas de leitura para quem quiser se aprofundar mais no tema de liderança, e vou compartilhar com vocês:

Pipeline de Liderança – Ram Charam

Inteligência Emocional – Daniel Goleman

O poder do Hábito – Charles Duhigg

Mindset – Carol Dweck

Garra – Angela Duckworth

Start with Why – Simon Sinek

Rápido e Devagar, duas formas de pensar – Daniel Kahneman

Continuaremos nas próximas semanas trazendo todo o conteúdo desse grande evento que realizamos pela nossa Universidade!

Um bom aprendizado a todos e até breve!

Douglas Crudo – Universidade Boali

 

Deixe um comentário