Management Day 1 – Gestão Operacional com Simone Galante

Faaaala galera da Boalimentação, tudo bem com vocês? Hoje falaremos sobre o segundo tema que trouxemos no Boali Management Day, que foi apresentado pela nossa grande amiga Simone Galante, que hoje é CEO da Galunion, uma das maiores consultorias de food-service do Brasil. Preciso enfatizar que foi encantadora a sua exposição, arrancando elogios de todo o chat que interagia conosco no evento. A propriedade e a experiência que a Simone transmitiu realmente contagiou a galera! E ela ainda confessou ser uma grande “nerd” e que adora estudar (nem precisamos falar que nos identificamos muito né?). Obrigado Simone!

A exposição foi muito além do tema proposto, trazendo um cenário mais abrangente, olhando para a situação atual do varejo, e as projeções futuras de como o consumidor vai se conectar com as marcas. Começamos falando sobre vantagem competitiva, e que para as empresas terem isso atualmente, precisam estar antenadas nas principais tendências. E dentro desse tema, falamos sobre propósito, e que isso cada vez é mais importante para o futuro das empresas, já que as empresas precisarão viver isso de fato para poderem entregar essa experiência ao cliente. As empresas precisarão estar conectadas com o seu consumidor. Outro ponto importante, foi uma análise na jornada do consumidor, onde mais de 50% deles são impactados pelas mídias digitais na sua decisão de compra. As novas gerações estão cada vez mais conectadas e vivendo o mundo digital, buscando conveniência, tecnologia e experiência.

 

 #Novos processos para novos tempos.

E para atender essa nova demanda, novos modelos de negócios precisarão ser criados, além de uma adaptação do modelo tradicional de compra do consumidor. O delivery e o take-out (o famoso “pegue e leve”) estão cada vez mais sendo relevantes e se fazem necessário para qualquer negócio. Ela inclusive elogiou a Boali por já ter lançado no ano passado diversos novos modelos de negócio agregando tecnologia e conveniência, na qual chamamos de HUB Urbano. 

Seguimos acompanhando a apresentação vendo diversas pesquisas sobre a experiência e a jornada do consumidor, e sobre a importância que uma boa equipe tem para a concretização desse objetivo. Sabemos que não adianta ter uma grande ideia, um grande produto ou grande investimento em marketing, se não houver “boas pessoas” executando. E caminhando para o fim da apresentação, demos destaque ao papel da equipe para o crescimento da marca e da experiência do cliente. Falamos sobre a importância inicial de formar equipes que estejam alinhadas ao propósito do seu negócio, para em seguida serem treinadas e adaptadas a cultura da sua empresa. Indo mais para o operacional, a Simone nos trouxe algumas dicas importantes como a de realizar reuniões diárias de alinhamento com a equipe (uma reunião de 10 minutos), e a importância de transformar a meta em algo palpável, e utilizou como o exemplo, a quantidade de determinados produtos a serem vendidos no dia, ao invés de só passar um valor “X” de faturamento.

O fechamento da palestra nos trouxe uma reflexão importante sobre união. Redes de Franquias como a Boali poderão sair muito mais fortes dessa crise, trabalhando junto com seus franqueados, fornecedores e colaboradores. Ela nos deixou duas dicas importantes no final da sua aula, sendo a primeira para as empresas analisarem com atenção os dados e indicadores para tomada de decisões e direcionamento da empresa, e a segunda, para cuidar e capacitar a linha de frente do seu negócio, ou seja, cuidar das pessoas! 

Pois é meus amigos! Que aula hein? Espero que tenham gostado, e na semana que vem, falaremos sobre a última palestra do primeiro dia, sobre Contabilidade, com o fundador da MWA. Ah, e antes de fecharmos, temos uma novidade para você que nos acompanha aqui no blog da Universidade! Lançamos nossa primeira videoaula no Youtube, no canal da Boali! Clique aqui para assistir esse conteúdo, e em breve teremos mais aulas para vocês! Obrigado e ótima semana a todos!

Professor Douglas – Universidade Boali

Deixe um comentário